Falando sobre ser modelo...

Recebi alguns comentários pedindo para que eu falasse mais como comecei a ser modelo, dicas para quem quer ser, essas coisas, então atendendo ao pedido, vou falar um pouquinho disso.
Comecei a trabalhar como modelo ano passado, em março. Entrei numa agência daqui de Brasília por acaso, estava esperando a minha prima na recepção e me chamaram para fazer uma entrevista só de bobeira, aliás eu nunca fui crente que tinha perfil para isso, achava a maior baboseira.
Entrei na agência em fevereiro e nesse tempo fui tendo aulas de passarela, desfilar é bem diferente de andar simplesmente de salto, e apesar de na maior parte das agências ensinarem apenas um tipo de passarela, a fashion -essas de desfiles mesmo- existem vários jeitos de andar diferente, isso depende do estilista.
Em março foi meu primeiro trabalho, no Capital Fashion Week, e essa foi uma oportunidade incrível porque me abriu muitas portas, é um evento que tem muita gente do ramo, pude conhecer pessoas maravilhosas que me ajudaram em outros trabalhos. 



E os trabalhos começaram a aumentar, fui descobrindo ao longo do tempo como eu deveria ir vestida a castings e para cada tipo de casting, por exemplo, para desfile de noiva é importante parecer feminina e bonita, desfile fashion gosto de parecer diferente, essa é uma hora importante para mostrar seu estilo pessoal. A aparência é tudo na hora de tentar pegar um trabalho, e levando vários "nãos" que aprendi como me arrumar propriamente.
Um desafio que sempre tive foi com relação a minha altura. Tenho 1,71m, o que é baixo para modelo de passarela, mas nem por isso deixei de tentar. Como tenho essa grande desvantagem tive que trabalhar os meus outros pontos para que pudesse compensar a falta de altura, sempre tive o cuidado de cuidar do meu corpo e me manter magra, com a pele bonita, estar sempre com o cabelo bonito nos castings e com uma boa roupa; e na hora dos trabalhos sempre ser pontual, ser profissional, aceitar criticas e conselhos numa boa numa foto. Como sempre fui de conversar com quem está a minha volta, sempre converso também com as pessoas que estão trabalhando comigo, e já ganhei muitos bons conselhos de maquiadores e cabeleireiros para me arrumar melhor, de fotógrafos para posar melhor. Eles entendem disso mais que eu e têm conselhos de ouro.



Uma das coisas que mais me ajudou a pegar vários trabalhos foi o Facebook. Tenho um álbum que apenas coloco fotos dos trabalhos que fiz, isso é muito bom caso alguém se interesse por você pode olhar seus trabalhos e saber um pouco de como você posa para uma foto ou se já fez algum desfile semelhante e daria conta. É bem legal também ir conhecendo e adicionando gente do ramo, fotógrafos indicam para donos de loja, ou um possível cliente vai sair procurando no perfil de algum booker, fotógrafo, estilista meninas que sejam modelos. A internet é uma ajuda e tanto.
E o resto ainda estou aprendendo. Sempre analiso fotos que eu faço, o que eu fiz que foi bom e ficou bonito, o que eu fiz que não ficou legal, alguma expressão ou olhar que ficou feio tento consertar e o que deu certo posso usar de novo. As poses, como me portar diante de uma câmera, fui pegando o jeito ao longo que trabalhava e procuro sempre tentar captar a vibe das fotos que faço: se for uma marca mais alternativa, posso ser mais moleca e descontraída, uma marca mais elegante, parecer rica e mulherão, tento captar o que a marca é ou o que o fotógrafo está buscando.
É muito importante você encontrar uma boa agência que te dê suporte, não necessariamente a com o book mais caro ou melhor nome, mas com uma equipe que te ajude a melhorar e que lhe dê confiança. Trabalhar com seus pontos fortes e aceitar levar um 'não' de alguém, não é que você não seja boa para isso é só que alguns clientes querem perfis específicos, e nem Jesus conseguiu agradar todo mundo.


Posso falar mais disso em outro post, sobre trabalhos comerciais, noivas, enfim, se vocês quiserem, mas acho que esse post já ficou muito grande. :P

Se tiverem mais dúvidas, perguntas ou pedidos, podem deixar nos comentários ou me mandar um email no euqueroserestilosa@hotmail.com.

3 comentários

  1. caracas ta mt leoa na ultima foto, aforeeeeeei!
    você deveria falar e mostrar sempre os seus trabalhos aq manu, seu trabalho tem tudo a ver com o blog, parabéns mesmo, desejo mt sucesso pra ti garota.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post faça outros sim :)
    Fui convidada para ir á uma agencia mas meu pais não levaram a serio, Manu o trabalho interferiu nos seus estudos de alguma forma? (parabéns seu trabalho é lindo)

    ResponderExcluir
  3. Oi Manu, fazia um tempo que não vinha aqui e vou te confessar que fiquei de boca aberta em ver o quanto o Eu quero ser Estilosa cresceu, parabéns pelo blog e seu conteúdo. Te desejo muito sucesso, por isso logo divulguei o seu blog no meu, da uma conferida: http://meninasemsentido.blogspot.com.br/2013/07/tag-divulgando-blogs-parte-2.html . Beijo!

    ResponderExcluir

Me siga no @manuelagmartins

feed.run(); //]]>
© Eu quero ser estilosa. Design by Fearne.