O que é um armário cápsula?

O mundo da moda está dando várias voltas, hoje sinto muito mais forte o interesse das pessoas por moda realmente autoral e que valoriza que a produz. Tem se falado muito sobre consumo consciente em todas as áreas, e na moda, além do consumo exagerado, tem se falado muito mais de estilo pessoal e auto-estima em detrimento de tendências que chegam todas as semanas nas lojas. Nessa vertente de consumo consciente já li bastante coisa a respeito de armário cápsula.



Basicamente um armário cápsula é composto por um número X de peças, que não são demais -quem decide o que é muito ou pouco é unicamente você- e que elas combinem entre si, permitindo que você faça um bom uso de tudo que está lá. 

O ideal é que seu armário cápsula seja para um período de tempo, dizem que 3 a 4 meses, o que dura uma estação. E a cada troca de período role uma rotatividade, até porque o clima muda, o ideal é que seu guarda-roupa se adeque a isso também. Então na época de maior calor, você monta seu guarda-roupa e guarda (em algum lugar fora dele, caixas ou malas) peças mais pesadas como casacos, botas quentes e cachecóis para montar o seu guarda-roupa de época fria, ou época chuvosa. 


Alguns sites falam o que você "tem que ter" no seu armário-cápsula, isso não me convence. Quem decide é unicamente você, porque você sabe se você prefere saias à calças jeans, se jaqueta de couro não faz o seu estilo mesmo. Essas coisas são muito íntimas, então ninguém além de você mesmo pode dizer o que pode ou não ter no seu guarda-roupa.

Mas há métodos para ajudar a se organizar e decidir:

1. Conheça seu estilo e seu corpo
Antes de desapegar de tudo que tem, de comprar várias peças básicas, você tem que se conhecer. Entender o que você realmente gosta, se sente confortável e o que valoriza seu corpo. Acredito que para montar um guarda-roupa desses tudo que você tem deve se encaixar nessas três categorias.
Eu tenho roupas que acho lindas, me sinto super poderosa usando, mas são um saco porque são muito justas ou arrastam e dificulta usar com rasteira, acho que esse tipo de roupa não tem vez, porque se você quer usar ao máximo tudo que tem, peças assim vão encalhar.

2. Entenda seu estilo de vida e o clima de onde você mora
Meu dia-a-dia é basicamente locomovido a ônibus, então sapatos confortáveis são uma prioridade para mim. Brasília também costuma ter um clima muito marcante: esta época agora é muito quente e seca, só quando vier a chuva no fim de outubro que talvez volte a esfriar.
Esses detalhes são importantes porque não faria sentido eu colocar vários sapatos de salto para o meu dia-a-dia ou muitas calças calorentas se agora aqui faz 40º durante o dia. Pense nesses detalhes com carinho e calma.

3. Decida quantas peças você quer ter
A blogueira do Unfancy ficou mundialmente famosa por saber usar de forma inteligente seu armário composto por 37 peças (incluso calçados e acessórios). Mas este número funciona para ela, tem gente que tem armário de 20, outras de 50. Você tem que parar e pensar como vai definir isso.
Alguns sites dizem que é interessante pensar pelo menos três blusas para uma parte de baixo, porque você consegue muita variedade de looks. 
Acredito que ajude a pensar quais são suas peças mais versáteis e quais são suas favoritas. Às vezes morremos de amores por aquela calça super estampada que só conseguimos combinar com uma blusa, então pode ser a hora perfeita de exercitar a criatividade e encontrar mais combinações para ela (farei um post sobre isso também, exercícios de criatividade), assim você tem a chance de descobrir muitas combinações e manter a peça que você ama.

4. Se desapegue do desnecessário
Não fique com nada que você "acha lindo nos outros mas nunca conseguiu usar", não usa a mais de um ano, que você acha que te veste mal. E não digo isso só para um armário-cápsula, isso deve ser para todo mundo. Eu tenho me sentido cada vez melhor com abrir espaço no meu armário tirando tudo aquilo que não tem porque estar lá.

5. Seja inteligente nas compras
Bem, se por algum motivo você está atrás de um armário-cápsula, acho que compras são uma parte primordial dele. É um bom momento para evitar compras e quando for, comprar de maneira inteligente, comprar algo que combine com o que você já tem, que lhe vista bem e que tenha boa qualidade para ser usado várias e várias vezes.

6. Não pegue pesado consigo
Como toda mudança de estilo de vida (dietas, exercícios, economias), precisamos de tempo para aprender, assimilar e entender o que dá certo com a gente. Tem gente que entra de forma muito radical querendo mudar, mas ninguém muda de uma hora para outra, e nessa história às vezes você se vê achando que aquele número de peças que você escolheu não tem sido o suficiente e quer recorrer ao estoque guardado, faça isso e não se sinta mal.
As mudanças devem nos fazer bem, então não faz sentido sofrer com isso.


Essa é uma escolha completamente pessoal. Eu acho incrível essa ideia e acompanho blogs com essa base. Tenho visto blogueiras que admiro demais mudarem o estilo, caminhando nessa direção. Mas tenho muita segurança de dizer agora que isso não é pra mim.

Não que nunca vá ser, mas atualmente não quero fazer isso, não combina com o meu estilo agora porque estou numa fase (desde a adolescência) de experimentar muitos estilos, de variar demais, então não dou conta de me definir numa única linha para reduzir drasticamente meu armário.

Mas calma que não sou hipócrita ao fazer este post, porque como assim a Manuela faz um post sobre armários-cápsula e não pretende fazer um? Não quero agora, mas todas essas dicas são válidas para mim e para todo mundo eu acho. Tenho feito cada vez mais limpezas no meu armário, me desapegando de muita coisa, experimentado mais formas de combinar as minhas roupas, deixado de comprar em função de aprender a usar ainda mais o que tenho. Não é necessário querer radicalizar assim para fazer mudanças saudáveis.

Continuo acreditando que devemos usar nossas roupas de maneira inteligente, que devemos viver nossa vida de maneira mais consciente, leve e sustentável. Quis fazer esse post porque acho realmente uma ideia maravilhosa e vai que tem gente que está super a fim de começar uma coisa assim, por que eu não daria espaço para divulgar boas iniciativas?

E para quem quiser saber mais sobre isso, aqui vários links:

Postar um comentário

Me siga no @manuelagmartins

feed.run(); //]]>
© Eu quero ser estilosa. Design by Fearne.