5 documentários para botar a cabeça pra pensar

13ª Emenda 


Este documentário mostra o processo histórico do fim da escravidão nos EUA e suas consequências no processo de encarceramento negro. Ele explica ao longo de uma linha do tempo como o fim da escravidão quebrou a economia americana -que tinha como mão de obra primária os escravos- e como associar os negros ao crime foi uma medida para contornar isto, uma vez que a 13ª emenda permite a escravidão como punição de um crime. E como isso se repercutiu ao longo da história até os dias de hoje em que ainda são altíssimos os índices de violência contra negros por parte da polícia. Disponível na Netflix.


Hot Girls Wanted


A pornografia é o maior ramo da internet, o que gera mais dinheiro e acessos. Neste documentário a vida de algumas meninas é registrada diariamente, meninas novas que querem entrar no mercado "homemade" ou "girl next door" (expressão usada para denominar meninas com beleza comum) e outras que já estão a mais tempo e sabem o quão duro é. Além de mostrar a rotatividade que o mercado exige -poucas duram mais de 6 meses-, aborda também de maneira mais pessoal o quão traumatizante trabalhar com isto pode ser para alguém e como isso afeta seus familiares. Disponível na Netlfix.

Tricked



Este documentário mostra a dura face da prostituição, um dos mercados mais antigos do mundo, e o quão destrutivo ele pode ser para milhões de pessoas. Milhões de mulheres acabam trabalhando nisso sob ameaça, como último recurso e mostra-se a fragilidade emocional que isso provoca nelas. Um ponto muito curioso é que o documentário também mostra usuários desse tipo de serviço e o quão inofensivo isso parece ao olhar deles. Disponível na Netflix. 

Da Servidão Moderna



Todos nós estamos inseridos na sociedade capitalista e dentro dela nos achamos livres, donos de nossas escolhas. Este documentário desmistifica a nossa condição de serventes deste meio e como cada escolha que nós achamos que fazemos livremente, na verdade, foi planejada para ser feita, é muito assustador. 

Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade



A indústria agropecuária é uma das mais poluentes e danosas ao meio ambiente, dizimando milhares de quilômetros de áreas florestais, imenso uso de água e recursos naturais para se sustentar, este documentário mostra como nossos hábitos de consumo de animais é insustentável e porque isto está sendo ignorado. Disponível na Netflix. 


Postar um comentário

Me siga no @manuelagmartins

feed.run(); //]]>
© Eu quero ser estilosa. Design by Fearne.